OpenCMS Brasil - Índice do Fórum OpenCMS Brasil
Comunidade OpenCMS Brasil

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Tutorial Opencms

Novo Tópico   Responder Mensagem    OpenCMS Brasil - Índice do Fórum -> TUTORIAIS / LINKS ÚTEIS
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Jaqueline

MensagemEnviada: Ter Fev 09, 2010    Assunto: Tutorial Opencms Responder com Citação

Bom Dia,
Sou iniciante em Opencms, ainda nao sei mexer em quase nada e estou precisando muito aprender. Alguem poderia me passar tutoriais do opencms, como criar sites, gerenciar sites prontos.. estou com muitas dificuldades alguem poderia me ajudar??

Assim que achar materiais bons posto aqui no forum também

Obrigada

Jaqueline
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Deiverson

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010    Assunto: Re: Tutorial Opencms Responder com Citação

Jaqueline escreveu:
Bom Dia,
Sou iniciante em Opencms, ainda nao sei mexer em quase nada e estou precisando muito aprender. Alguem poderia me passar tutoriais do opencms, como criar sites, gerenciar sites prontos.. estou com muitas dificuldades alguem poderia me ajudar??

Assim que achar materiais bons posto aqui no forum também

Obrigada

Jaqueline

Olá Jaqueline,

Existe 2 livros sobre o OpenCms (6 e 7, o 7 é mais voltado para desenvolvimento), da packtpub, eu gosto muito do http://opencms-wiki.org/

Vai exigir um pouco de entendimento de JSP e taglib, para coisas mais especificas você pode usar a API do OpenCms, você tambem pode cadastrar na maillist do www.opencms.org
Jaqueline

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010    Assunto: Responder com Citação

Basicamente, eu tenho que aprender a criar templates , e arquivos estruturados em XML. de forma que o templete leia arquivos xml com campos para mostrar na pagina.

Os templates que estou com um pouco de dificuldade pois ainda nao tinha usado a linguagem JSP.
O livro que vc esta falando e do Autor Dan Liliedahl?
Grata

Jaqueline
Deiverson

MensagemEnviada: Qua Fev 10, 2010    Assunto: Responder com Citação

Jaqueline escreveu:
Basicamente, eu tenho que aprender a criar templates , e arquivos estruturados em XML. de forma que o templete leia arquivos xml com campos para mostrar na pagina.

Os templates que estou com um pouco de dificuldade pois ainda nao tinha usado a linguagem JSP.
O livro que vc esta falando e do Autor Dan Liliedahl?
Grata

Jaqueline

Sim é esse livro mesmo, é o seguinte, vou tentar resumir e ser bem didatico, o template nada mais é do que um modelo que será criado ou carregado no browser, a arquitetura de criação no opencms é dividida entre conteudo estruturado ( os famosos xmlcontent, são formulario criados a partir das definições da tecnologia XSD e pode integrar outros componentes que você pode construir, xmlcontent serve basicamente para o usuario alimentar o site com informações dinamicas) e o arquivo jsp (chamado de template tambem), que é responsavel por ler o xmlcontent e exibir as informações dinamicamente para o usuario.

O Template é dividido em elementos.

Exemplo: Template Noticias em Destaque (imagina esse template jsp noticias.jsp e dentro dele tem chamadas para elementos, como banner.jsp, menu.jsp, conteudo.jsp e rodape.jsp, essa forma componentizada, favorece o aproveitamento de codigo, areas que terão comportamentos identicos em outros templates, exemplo, home.jsp vai ter uma chamada do elemento banner.jsp, não vai precisar programar o elemento banner.jsp 2x) ele possui programação JSTL, Taglib do OpenCms, Scriplet, etc, pode ter a tecnologia Java que você desejar.

Todo "meta-tipo" de arquivo que você criar, ex: Template Noticias em Destaque, deverá ter um mapeamento de um XSD com um JSP, para quando o usuario acessar a esse arquivo, executar, ele disparar o jsp que contem a implementação das regras de negocios.

Não é algo trivial que se aprende rapidamente, curva de aprendizado complicada para quem não conhece JSP, recomendo você pegar os exemplos de codigos e "brinque" bastante, primeiro com JSP e Taglib, por que isso vai facilitar sua vida, quando for pegar para programar no OpenCms.

Existe tambem a ideia do TemplateTwo, que é uma outra forma de se fazer projetos no opencms, tem alguns exemplos na documentação bem interessante!

Eu estou sem tempo disponivel para desenvolver um tutorial! =/
Jaqueline

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010    Assunto: Responder com Citação

Deiverson: O que eu tenho que fazer é exatamente isso um arquivo jsp (template), que é responsavel por ler o xmlcontent e exibir as informações dinamicamente para o usuario.
Para atualizar o site é necessario apenas criar esse xmlcontent que ele percorre toda a pasta que estao os xmlcontent e exibe no site.

Vc acha é preciso estuda a linguagem JSP primeiro ou pelo exemplos da pra intender como é feito. porque eu nao tenho nem ideia de como fazer esse template, nunca mexi com o opencms.

Grata

Jaqueline
Deiverson

MensagemEnviada: Qui Fev 11, 2010    Assunto: Responder com Citação

Jaqueline escreveu:
Deiverson: O que eu tenho que fazer é exatamente isso um arquivo jsp (template), que é responsavel por ler o xmlcontent e exibir as informações dinamicamente para o usuario.
Para atualizar o site é necessario apenas criar esse xmlcontent que ele percorre toda a pasta que estao os xmlcontent e exibe no site.

Vc acha é preciso estuda a linguagem JSP primeiro ou pelo exemplos da pra intender como é feito. porque eu nao tenho nem ideia de como fazer esse template, nunca mexi com o opencms.

Grata

Jaqueline

Quem vai percorrer a estrutura hierarquica de pastas/arquivos e ler as informações é o cms:contentload que estará no jsp, que é uma tag do opencms, o opencms implementa as ideias contidas do padrão jsp e jstl, então se você entender como funciona, será mais facil para assimilar o funcionamento
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    OpenCMS Brasil - Índice do Fórum -> TUTORIAIS / LINKS ÚTEIS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.